DIGITE AQUI A SUA PESQUISA

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Citologia parte 3



 
Células vegetais jovens apresentam uma parede celulósica fina e flexível, denominada parede primária.
A parede primária é elástica, de modo a permitir o crescimento celular, depois que a celular cresceu e atingiu o tamanho, ela forma a parede secundária, mas espessa e rígida
A celulose que constitui a parede secundária é secretada através da membrana plasmática, e a superfície interna da parede primária, na qual adere fortemente.
Constituição da parede celulósica
A parede das células vegetais é constituída por grandes microfibrilas do polissacarídeo celulose. Essas microfibrilas se mantém unidas por meio de uma matriz formada por glicoproteínas, hemicelulose e pectina.
A estrutura celular molecular da parede celulósica aplica o mesmo princípio do concreto armado, na qual longas e resistentes varetas de ferro estão mergulhadas em uma argamassa de cimento e pedras.
Na parede celular, as microfibrilas de celulose correspondem às varetas de ferro do concreto, enquanto as glicoproteínas e os polissacarídeos da matriz correspondem à argamassa.
Membrana celular
Toda célula, seja procarionte ou eucarionte, apresentam uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. A plasmática é muito fina centralmente seis a nove m/m que os mais aperfeiçoados microscópios ópticos não conseguiram torná-la visível.
Foi somente após o desenvolvimento do microscópio eletrônico que a membrana plasmática pode ser observada.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário